Clínica Multidisciplinar
Centro de referência em envelhecimento saudável e longevidade

Técnicas para gestantes e mães

Exercícios são recomendados até o fim da gestação

Técnicas para gestantes e mães
  • Fonte: Instituto Amazônia Saúde e Bem-Estar
  • Por: Rogerio Santana
  • 27/07/2017 11:47
  • 0 Comentário

Muitas mulheres sonham com o dia em que darão à luz, mas é preciso ter consciência de que a maternidade trará inúmeras mudanças na vida e no corpo das futuras mamães. Por isso, é necessário ter o hábito de praticar atividades físicas antes, durante e após a gestação. Entre as várias modalidades existentes, o Pilates desponta como um aliado para a plena recuperação pós-parto.

Após terem seus bebês, algumas mulheres apresentam descontentamento com o corpo e por isso a prática do Pilates durante a gestação e após o nascimento do bebê pode proporcionar muitos benefícios às mães. Os principais destaques são:

Ajuda a manter a postura correta, contribuindo para o fortalecimento de músculos da coluna vertebral;

Melhora a qualidade do sono e proporciona o aumento da energia diária com mais disposição;

Fortalece e tonifica a região do assoalho pélvico, auxiliando tanto na hora do parto quanto na recuperação pós-natal;

Contribui para melhorar a respiração, que passa a ser mais controlada e profunda;

Melhora a circulação sanguínea, ativando a irrigação de sangue de forma balanceada e equilibrada por todo o corpo;

Aumenta a resistência física, ajuda a evitar doenças, melhora a agilidade e atua no controle do peso, contribuindo para a diminuição de dores pelo corpo;

Os exercícios de alongamento e relaxamento contribuem para a melhora do humor, neutralizando o estresse e a ansiedade;

Determinados exercícios podem ser realizados com o bebê, estreitando ainda mais o vínculo afetivo entre mãe e filho;

Por ser de baixo impacto, não prejudica a produção de leite.

Cada organismo reage de uma forma após o nascimento de um bebê, mas a mamãe que deseja realizar as aulas de Pilates para usufruir de todos os benefícios apontados acima deve levar em consideração sua nova rotina e o período de recuperação pós-parto.

Vale lembrar que não existem exercícios proibidos para grávidas, desde que se respeite o limite de cada uma, pois não é possível realizar as atividades com desconforto. Cada gestante deve passar por uma avaliação com o instrutor para saber até quando realizar as aulas, mas muitas alunas conseguem realizar as atividades até o fim da gestação. O retorno às atividades é indicado de 30 a 45 dias após o nascimento do bebê, com exercícios leves.

O Instituto Amazônia Saúde e Bem-Estar possui dois estúdios completos para a prática de Pilates. Localizada no bairro da Aclimação, a clínica conta com instrutoras profissionais que apresentarão os melhores exercícios para as futuras mães que buscam uma gestação com qualidade de vida e um pós-parto sem complicações.

Entre em contato conosco e agende sua primeira aula grátis. Venha conhecer nossos espaços e o nossos métodos de trabalho. Telefone: (11) 2386-3398 ou (11) 98310-4389.

Deixe seu comentário
Nossos parceiros

Conheça alguns de nossos parceiros

Hospital Aviccena
Hospital São Luiz
Hospital Villa Lobos
Med Master Class